domingo, 13 de março de 2011

"Expoforest vai reduzir impacto gerado pelo evento com plantio de árvores"

A Expoforest 2011 - Feira Florestal Brasileira vai plantar mais de 80 espécies de árvores em uma Área de Proteção Permanente (APP), no município de Garça (SP). O plantio tem como objetivo reduzir o impacto da produção de carbono gerado durante o evento, que deve reunir mais de 100 expositores e oito mil visitantes, de 13 a 15 de abril, em Mogi Guaçu (SP).


Para chegar a um número aproximado da quantidade de carbono produzido por combustíveis fósseis, será realizada uma pesquisa com o público da feira perguntando qual o meio utilizado para chegar ao evento (se carro, ônibus), o combustível utilizado, qual a distância percorrida, entre outras questões.

O monitoramento da área plantada será feito pelo projeto Carbono e Água. Segundo Rodrigo Ciriello, coordenador do projeto, a iniciativa atende à Resolução SMA-30, do governo do estado de São Paulo, que estabelece a orientação de projetos para compensação de emissões de gases de efeito estufa.

A escolha da área também atende às exigências da Resolução SMA-30. "Utilizamos preferencialmente as áreas de mata ciliar localizadas dentro do município de Garça, onde já existem outros projetos de reflorestamento. Isso nos permite fazer a manutenção preventiva e elaborar os relatórios exigidos", explica. As mudas da Expoforest serão plantadas em mata ciliar, próxima à nascente do Córrego Barreiro, rio que abastece a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário