sexta-feira, 25 de março de 2011

Dia Mundial da Água - 22.03.11 - Curso de Engenharia Florestal Promove Plantio de Árvores

Na manhã desta terça-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, a área da UFG por onde passa o córrego Samambaia ganhou reforço. No terreno da Feira Agro Centro-Oeste, localizado nas imediações da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos (EA), foram plantadas mais de 350 mudas nativas do Cerrado. Ipê, sangra d'água, pororoca, jequitibá, baba de boi, nó de porco, quapeva e aroeira fizeram parte do pacote. A doação veio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma).
No futuro, essas plantas cobrirão a mata ciliar do córrego Samambaia, área que vem passando por reflorestamento desde o início do ano. Um projeto desenvolvido pelo Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG (Cegef) foi responsável por 4,5 mil árvores que hoje crescem no local.
Para a professora Sybelle Barreira, coordenadora do curso de Engenharia Florestal, a iniciativa, que partiu da Amma, abre espaço para que a comunidade em geral se envolva. “Todos os cursos d’água da cidade precisam de reflorestamento”, lembrou ela, durante a solenidade de entrega e plantio das espécies.
O evento contou com a participação do reitor Edward Madureira Brasil, de trabalhadores da Amma, representantes da administração do Município, discentes e docentes do curso de Engenharia Florestal da UFG e de uma animada turma da rede municipal de ensino.


Graduandos em engenharia florestal e Francine (Professora do Curso de Engenharia Florestal), Sybelle (Coordenadora do Curso de Engenharia florestal)  e Edward Madureira ( Reitor da UFG).

Graduandos de Engenharia Florestal - 2ª Turma ,colaborando com o meio ambiente.


Educação – O dia chuvoso não impediu que estudantes da Escola Municipal Regina Heloud, localizada na Vila Maria Dilce, protagonizassem a ocasião. Convidados pela Amma para entregar o “presente” à UFG, eles também puderam observar como se planta uma árvore. “Muitos nunca tiveram esse contato tão próximo com a terra. Falamos sobre meio ambiente em sala de aula, eles veem a natureza pelo vídeo, mas a experiência é outra”, explicou a professora de Educação Ambiental Aline Urzeda de Almeida.
Aproximadamente 40 crianças do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental acompanharam atentamente os técnicos da Amma no plantio das mudas. Entusiasmada, a garotada circulou à vontade pela área da Feira Agro Centro-Oeste.
Com discurso afiado, essa turma é parte de uma geração que parece ter se acostumado a lidar com a natureza de forma harmônica. “Tem que ter muita árvore para a gente respirar e para a água do rio correr”, disse um dos garotos do grupo. “Eu já tinha plantado um pé de caju e outro de maracujá na minha casa”, comentou outra menina, com as mãos mergulhadas na terra. Mais fotos link:http://www.flickr.com/photos/engflorestalufg/

Estudantes da rede municipal tiveram uma aula diferente nesta terça-feira.

Fonte: ASCOM-UFG e Blog Engenharia Florestal UFG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário