segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FSC - CONSELHO DE MANEJO FLORESTAL

Sabe o símbolo usado no blog para representar a seção de posts relacionados a “Manejo Florestal”? Você o conhecia? Sabe onde é utilizado? Se não, passou da hora de se conhecer esses detalhes.

O FSC ( Forest Stewardship Council ) é uma ONG criada em 1990 para incentivar a engenharia florestal e o gerenciamento sustentável dos recursos florestais.
Devido a sua seriedade, critério científico e tradição, atualmente o FSC é o selo ambiental mais respeitado no que diz respeito a engenharia florestal e várias empresas, desde fabricantes de móveis até produtores de papel, vem procurando se adequar e garantir o selo FSC.
O FSC possui representação em vários países e sua presença global vem crescendo cada vez mais. Atualmente, existem 3 tipos diferentes de selos FSC, eles indicam 3 níveis diferentes de engenharia florestal:

FSC 100%

É o selo mais difícil de ser conseguido e indica que a madeira vem de florestas 100% certificadas e que cumprem todas as rígidas exigências do FSC.
Madeira vinda de um lote FSC 100% é garantia de madeira vinda de uma fonte sustentável e que usa as mais altas tecnologias de engenharia florestal disponíveis.

FSC Fontes Mistas

Os lotes de madeira com este selo contém madeira de várias origens: parte vem de florestas certificadas pelo FSC, parte de outras fontes controladas ( mas que não são FSC ) e parte de projetos simples de engenharia florestal.
O selo garante que não existe madeira vinda de fontes predatórias dentro do lote.

FSC Reciclado

Este selo de engenharia florestal do FSC indica que a madeira do lote veio de reutilização ( reciclagem ).


As fibras de madeira, no caso, foram recicladas seguindo os padrões de engenharia florestal do FSC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário